

Regras do Evento
Agora você vai saber de uma vez por todas como funciona o evento e quais são as regras para alcançar Klebinho!
1. Objetivo do Evento
A A Maratona de Quadrinhos é um programa de capacitação que combina oficinas coletivas, mentorias em grupo e mentorias individuais para artistas iniciantes e intermediários, com idades a partir de 18 anos, interessados em desenvolver histórias em quadrinhos autorais. Dito isso, o principal objetivo do evento é o fomento da produção de histórias em quadrinhos autorais no Espírito Santo. Dentre os objetivos secundários estão a criação de uma comunidade de quadrinistas, a produção de 50 HQs inéditas e a realização da Primeira Feira de Quadrinhos Capixaba que será realizada na UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, no dia 16 de Dezembro de 2025.
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O evento é 100% gratuito.
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Os materiais gastos para produção dos quadrinhos físicos, bem como os equipamentos, e também o acesso à Feira de Quadrinhos, serão oferecidos e custeados pelo evento.
2. Quem Pode Participar
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Artistas iniciantes e intermediários acima de 18 anos.
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As oficinas são abertas a artistas de diferentes cidades e estados, porém, as mentorias só serão liberadas para residentes no Espírito Santo ou para artistas que tenham em sua equipe membros residentes no Espírito Santo que se responsabilizem em comparecer às atividades presenciais
3. Inscrições
As inscrições são 100% gratuitas e feitas por meio de formulário online.
Serão disponibilizadas até 500 vagas para as oficinas online (pessoas individuais), 100 equipes para as mentorias em grupo e 50 equipes para vagas para as mentorias individuais.
Válido ressaltar que cada equipe pode ser composta por até 3 pessoas. Ou seja, você pode formar uma equipe sozinho, em dupla ou em trio (recomendado).
4. Estrutura da Maratona
4.1. Critério de Seleção e Ranqueamento
As oficinas serão online e são abertas para todos os artistas inscritos na Maratona de Quadrinhos.
O Ranqueamento é a lista de colocações das equipes na Maratona de Quadrinhos. Haverá 4 ranqueamentos durante a maratona e os critérios são “tempo” e “entrega”. As equipes têm um período de submissão das entregas da etapa da mentoria vigente através de link de formulário disponibilizado no site. Após o período de submissão das entregas, a Comissão Organizadora do Processo Seletivo (COPS) vai listar as equipes por ordem de envio e vai avaliar o material enviado por cada equipe. A equipe que não cumprir com os requisitos de entrega disponibilizados durante a Oficina vai ser realocado na turma das Mentorias em Grupo.
A cada equipe que é realocada para as Mentorias em Grupo, as demais equipes sobem uma posição no ranque das Mentorias Individuais. Ao final, teremos 50 equipes que enviaram os materiais e cumpriram os critérios das entregas. Essas 50 equipes receberão a Mentoria Individual.
Ou seja, o critério de seleção para a participação das Mentorias Individuais são as 50 primeiras equipes que submeteram as entregas da etapa de acordo com os critérios de entrega disponibilizados durante as oficinas. Essa lista pode sofrer alterações de equipes a cada ranqueamento visto que as equipes ranqueadas na Mentoria em Grupo podem conseguir uma posição melhor em outro ranqueamento. Só participarão da Feira de Quadrinhos Capixaba as 50 equipes listadas na quarta e última ranqueamento da Maratona de Quadrinhos.
O critério de seleção para a participação das Mentorias em Grupo são a entrega das etapas. Só participarão da terceira mentoria em grupo as equipes que tiverem submetido o roteiro com os critérios de entrega disponibilizados durante as oficinas. Assim como só participarão da quarta e última Mentoria em Grupo as equipes que tiverem submetido as ilustrações com os critérios de entrega disponibilizados durante as oficinas.
4.2. Oficinas
Os 500 participantes terão acesso a 7 oficinas 100% online, abordando todas as etapas da produção de uma HQ, incluindo:
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Introdução aos quadrinhos
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Roteiro de HQ
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Narrativa visual
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Ilustração de HQ
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Prototipagem e diagramação
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Design de capa e contracapa
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Impressão e acabamento
Cada oficina terá carga horária de 2 a 3 horas. As oficinas serão ministradas por profissionais da área às segundas-feiras (de 19h às 22h) e aos sábados (de 10h às 13h) começando no dia 11 de Outubro de 2025 e finalizando no dia 01 de Novembro de 2025.
Observação importante: No final de cada oficina será listada as atividades a serem entregues para os maratonistas (aqueles que querem produzir suas próprias HQs).
4.3. Mentorias (individuais e em grupo)
As equipes ranqueadas entre os 50 primeiros lugares da Maratona terão direito a mentorias individuais, cada mentoria terá 30 minutos de preparação (leitura do material, pesquisa de referências e levantamento de sugestões) e 30 minutos de atendimento ao vivo, somando 1 hora de acompanhamento especializado por mentoria, com foco em:
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Roteiro
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Ilustração
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Diagramação e Rascunho
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Impressão e Acabamento
As mentorias de “Roteiro”, “Ilustração” e “Diagramação e Rascunho” são no formato online e a mentoria de “Impressão e Acabamento” é presencial. Cada equipe deverá agendar o seu horário no prazo estabelecido pela programação e comparecer ao vivo no link disponibilizado no seguinte endereço na data e hora escolhidas
4.4. Assistência de História de Quadrinhos
As equipes classificadas para as Mentorias Individuais poderão agendar o uso dos equipamentos disponibilizados para a produção de suas histórias em quadrinhos.
A infraestrutura contará com 2 computadores equipados com programas da Adobe e mesa digitalizadora, localizados no escritório da Orgânika Mídias, na Rua Comissário Octávio de Queiroz, nº 44, Ed. Free Center, sala 110, Jardim da Penha – Vitória/ES.
- Os agendamentos poderão ser feitos de segunda a sexta-feira, das 16h às 21h;
- Cada equipe terá direito a 1 hora de utilização por computador;
- Caso não haja outro agendamento no horário seguinte, será permitido renovar a utilização por mais 1 hora, seguindo a mesma regra de disponibilidade;
- Os agendamentos deverão ser solicitados com até 2 horas de antecedência, diretamente ao Assistente da Maratona.
O Assistente da Maratona é um ilustrador profissional com experiência em HQs, disponível para orientar os participantes nas etapas de construção das histórias, no uso dos programas de ilustração e da mesa digitalizadora.
4.5. Feira de Quadrinhos
A Feira de Quadrinhos acontecerá no dia 16/12, das 13h às 21h, nas dependências da UFES, em uma tenda montada especialmente para o evento.
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Cada participante receberá, durante todo o período da feira, o acesso a uma mesa, uma cadeira e um banner personalizado;
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O banner poderá ser levado pelo artista ao final do evento;
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A presença é obrigatória durante todo o período da feira;
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O objetivo central é a venda dos quadrinhos produzidos na Maratona.;
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Caso o participante deseje, poderá comercializar também outros materiais autorais, como bottons, adesivos, prints, artes, imãs, chaveiros, entre outros;
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Os quadrinhos excedentes (não vendidos durante a feira) permanecerão com a equipe;
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100% do valor arrecadado com as vendas pertence à equipe;
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Cada artista deverá providenciar o seu próprio meio de pagamento, como máquina de cartão, celular com tap pay, chave Pix e dinheiro em espécie;
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O participante é responsável por levar seus materiais de venda e pela organização de sua mesa.
5. Entregas e Resultados
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Ao final da maratona, cada equipe deverá entregar sua HQ autoral pronta para impressão, que será confeccionada pela própria equipe.
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Cada equipe receberá 18 cópias impressas de sua própria revista, com objetivo de venda na Feira de Quadrinhos que ocorrerá nas dependências da UFES.
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02 cópia de cada quadrinho participante será doada para uma biblioteca pública localizada no Espírito Santo, escolhida pelo organizador.
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O conjunto de produções resultará em 50 quadrinhos autorais diferentes, fortalecendo a cena local.
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O estilo e a temática dos quadrinhos são livres.
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Quadrinhos para maiores de 18 anos (conteúdo adulto, violento, etc.) devem conter algum tipo de sinalização visual na capa e na mesa durante a Feira de Quadrinhos.
6. Acessibilidade
O evento contará com medidas de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, incluindo:
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Estruturas adaptadas em todos os locais presenciais (UFES e ateliers).
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Tradução simultânea em Libras durante as oficinas.
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Espaço adaptado para pessoas com deficiência auditiva ou mobilidade reduzida
7. Direitos e Deveres dos Participantes
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Cumprir prazos de entrega definidos pela organização.
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Preencher a presença digital em todas as oficinas e mentorias.
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Respeitar as regras estabelecidas neste regulamento.
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Zelar pelo bom uso dos espaços físicos e equipamentos disponibilizados.
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Os direitos autorais das HQs produzidas permanecem integralmente com seus criadores.
8. Disposições Finais
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A organização reserva-se o direito de ajustar a programação em casos de necessidade, comunicando previamente os participantes.
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A participação na Maratona implica a aceitação integral deste regulamento.
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Dúvidas poderão ser sanadas diretamente com a equipe organizadora por e-mai: contato@organikamidias.com.br
